Alimentação

O roedor, em seu ambiente natural, tem uma alimentação bastante variada que inclui sementes, frutos e até mesmo insetos. No entanto, para garantir a saúde de seu animal, é recomendável dar a ele uma alimentação equilibrada e saudável, sem exageros!
Lembre-se: um roedor não é como um cachorro ou um gato por exemplo, seu organismo é extremamente frágil a certas substâncias. Além disso, ele é um animal que prefere muito mais o consumo de vegetais e grãos a carnes e laticínios. Um roedor bem alimentado é um roedor feliz e saudável.
Você pode encontrar em Pet Shops e casas de agricultura misturas especiais para roedores. É necessário verificar se essa ração tem boa aparência e é bastante variada. Não adianta dar apenas um tipo de alimento. É preciso diversificar.





RAÇÃO DIÁRIA: 
Diariamente, deixe ração disponível para seu roedor. Nesta ração, é preferível haver: soja, milho, ervilha, sementes de girassol, amendoim, aveia e trigo. Também é recomendado ter uvas passas, ameixas secas e pedacinhos quebrados de biscoito para cachorro do tipo duro.
Atenção: se a comida estiver desaparecendo rapidamente do pote, verifique onde o roedor dorme. Provavelmente, se ele for um roedor precavido, você encontrará bastante comida estocada. Não é necessário empanturrar seu roedor de alimento, apenas verifique sempre se ele possui comida, estocada ou no pote, disponível para consumo.



PETISCOS E AGRADOS: 
Os petiscos e agrados não devem ser dados na mesma frequência que a ração diária. Podem ser dados duas ou três vezes por semana sem prejudicar a saúde de seu roedor: frutas frescas (evite frutas cítricas, como laranja e limão), iogurte, pão, queijo, vegetais crus ou cozidos (evite alface) e biscoitos (recomendável biscoito água e sal, que não é muito doce nem muito salgado).
Também é permitido dar pequenos insetos, como gafanhotos.



ALIMENTOS PROIBIDOS: 
Alguns alimentos são terminantemente proibidos! Se você oferecer estes alimentos a seu roedor, a saúde dele pode estar comprometida: chocolate, doces, cebola, alho, ração especial para coelhos (contém hormônios) e alface (pode dar diarréia e problemas no figado).




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...